EDITAL 01/2021
IRANRAN INA
Residência Artística-performática //
investigações ruidosas 2021
IRANRAN INA vem do Yorubá e em tradução livre significa: Ponto de Luz!
A Residência vem como uma alternativa não homogênea para a formação de artistas que queiram ir além de si mesmos e principalmente aprofundar-se em processos de si. IRANRAN INA é uma residência-portal fundida para ser espaço de produção e ascensão, onde as narrativas das cenas serão canais para tornar visível aquilo que ainda está oculto nas profundezas da alma de cada artista. Nessa Residência, estamos atrás de artistas-magos; artistas-aprendizes de feiticeiros; artistas em revolta; artistas em guerra com as formas cristalizadas de materializar a arte.
A Residência surge da necessidade da coletiva em compartilhar os modos de criação e processos de investigações inerentes à Performance Ruidosa, para além das performances e obras "finais", será realizado um programa formativo, que tem como objetivo ampliar os horizontes e o fazeres artísticos/profissionais dos artistas selecionades através da convocatória IRANRAN INA bem como aproximá-los de suas próprias entidades liminares.
A primeira edição da Residência será ON-LINE e para todes artistes que residem em território brasileiro! A Residência acontecerá ao longo de três semanas e contará com cinco etapas de desenvolvimento, sendo ações conjuntas e individuais entre os artistes selecionades para ed. Porto Alegre e ed. Santa Maria. A conclusão das ações resultará na I Mostra Virtual IRANRAN INA.
A Residência acontecerá ao longo de 3 (três) semanas, sendo: 20 (vinte) horas de oficinas artísticas em cada região (Porto Alegre e Santa Maria); 10 (dez) horas de introdução a Performatividade Ruidosa; 10 (dez) horas de mentoria individual para os residentes de ambas as regiões, totalizando assim, 60 (sessenta) horas de experimentações e criações autorais.
Os participantes devem inscrever-se através do preenchimento do formulário eletrônico, em conformidade com as instruções presentes nesta convocatória.
www.ruidosalma.com/inscricao-residencia
Cada participante pode se inscrever para uma edição: ed. Porto Alegre ou ed. Santa Maria. As possíveis despesas com transporte, acomodação e alimentação ficam a cargo da selecionade.
Cada selecionade receberá um prêmio de participação no valor de R$ 500,00 além das devidas certificações da Residência e das participações nas performances finais.
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.
SOBRE O OBJETIVO GERAL:
Experimentar as formas artísticas propondo investigações que tenham como poética os preceitos presentes nas experimentações cênico-performáticas da Coletiva Ruidosa Alma, criando espaço criativo e existencial para o desenvolvimento de ações artísticas que investiguem as tríades (CORPO, ALMA E ESPÍRITO) presentes na Performance Ruidosa.
NOSSOS OBJETIVOS MAIS ESPECÍFICOS:
-
Investigar os modos de composição desenvolvidos pela coletiva e experimentá-los com artistas brasileiros.
-
Ampliar horizontes cênico-performáticos de artistas na região metropolitana e no centro oeste do Rio Grande do Sul através de proposições práticas e filosóficas acerca da existência e suas resistências.
-
Propor que as diversas artistes tenham acesso a uma residência com um caráter de aprimoramento profissional de forma gratuita e inclusiva.
NOSSA METODOLOGIA:
A primeira edição da Residência IRANRAN INA acontecerá em 05 (cinco) etapas:
Etapa 01
Durante a primeira etapa serão realizados encontros virtuais com as residentes selecionadas de ambas regiões. Esse momento será voltado para o desenvolvimento de ações de integração e aprofundamento sobre os modos de compor, processos, performances e ritualizações propostos pela Coletiva Ruidosa Alma em sua Performance Ruidosa.
Etapa 02
Nessa segunda etapa as residentes da ed. Porto Alegre iniciarão as atividades de investigação e criação a partir das oficinas que compõem a primeira edição da Residência. Além das investigações temáticas também serão abertos portais de criação que visem o levantamento de dados artísticos através da criação de imagens em vídeo e foto, sonoridades múltiplas como músicas, cantos, relatos, auto narrações e demais possibilidades de registro do processo criativo.
Etapa 03
Nessa terceira etapa será a vez das residentes da ed. Santa Maria iniciarem as investigações e criações a partir das oficinas que compõem a primeira edição da Residência. Além das investigações temáticas também serão abertos portais de criação que visem o levantamento de dados artísticos através da criação de imagens em vídeo e foto, sonoridades múltiplas como músicas, cantos, relatos, auto narrações e demais possibilidades de registro do processo criativo.
Etapa 04 e 05
A quarta etapa consistirá em uma semana de mentoria individual para cada uma das residentes. A mentoria consistirá em uma semana de trabalho artístico e criativo onde as residentes fundirão os registros de seus processos construídos ao longo da Residência buscando dar forma a um conteúdo digital que comporá a I Mostra IRANRAN INA que é nossa quinta e última etapa da residência.
Desenvolveremos uma série de experimentações criativas que terão como força motriz a criação de performances solo e coletivas buscando incorporar/encontrar as entidades liminares que se manifestam através de cada uma das corpas, quando estão em estado de presentificação. Serão realizadas atividades através de Laboratórios de Investigação, performances solos e coletivas, mostras internas e demais ações de criação.
A T E N Ç Ã O !
Levando em consideração todo o contexto social que estamos passando e a preservação da saúde da equipe e de todes selecionades, NÓS DECIDIMOS OPERAR A RESIDÊNCIA EM FORMATO INTEIRAMENTE ON-LINE.
SOBRE O SISTEMA DE GARANTIA DE EQUIDADE
A Residência adotará um sistema de garantia de equidade de vagas, para que todes possam estar presentes e representades, afinal, somos muites!
Para isso seguiremos a seguinte distribuição de vagas:
2 vagas para pessoas TRANSVESTIGÊNERES
Conceito que engloba pessoas da sigla T e +, que fogem das estruturas binárias pré determinadas de gênero.
ex: pessoas agêneres, não bináries, transgêneres e travestis.
1 vaga para pessoa autodeclarada NEGRA
1 vaga para pessoa autodeclarada INDÍGENA
2 vagas para LGB
Lésbicas, Gays e Bissexuais
1 vaga para pessoa não hegemônica (Atípica)
Corporalmente/mentalmente/psicológicamente/intelectualmente
1 vaga para pessoas que Transformam o mundo
Pessoas que através de sua existência e ações, buscam transformar o seu exterior
1 vagas para Ampla Concorrência
CRONOGRAMA
22/04 Anúncio Residência IRANRAN INA
22/04 Lançamento da convocatória
22/04 Início das inscrições
23/06 Fechamento das inscrições
25/06 Lista de habilitades
09/07 Lista dos selecionades
09/07 Fase recursal
12/07 Listagem final dos selecionades
19/07 Primeira Etapa
23/07 - 26/07 Residência ed. Porto Alegre
28/07 - 31/07 Residência ed. Santa Maria
02/08 - 09/08 Mentoria com as residentes
11/09 I MOSTRA VIRTUAL IRANRAN INA
INSCRIÇÃO
-
A Residência é multidisciplinar aceitando inscrições entre os dias 22 de abril a 23 de Junho, provenientes de diferentes linguagens;
-
Serão selecionades 09 (nove) artistas, residentes ou naturais do Brasil, com idade mínima de 18 anos, em cada edição da residência;
-
Cada residente deverá fazer sua pré-inscrição no site e enviar os demais documentos (ANEXOS I, II, III, IV, V e VI) afim de dar concluir a sua inscrição para a residência;
ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO
ANEXO II - CARTA DE INTENÇÃO
ANEXO III - TERMO DE RESPONSABILIDADE
ANEXO IV - TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM, VOZ E SOM
ANEXO V - CARTA DE ANUÊNCIA
ANEXO VI - AUTODECLARAÇÃO
-
Enviar por e-mail (iranranina.contato@gmail.com) os documentos em anexo, devidamente preenchidos e assinados: FICHA DE INSCRIÇÃO (ANEXO I); CARTA DE INTENÇÃO em formato escrito ou em vídeo (ANEXO II), onde manifestará suas intenções de participação na primeira edição da Residência; TERMO DE RESPONSABILIDADE (ANEXO III) relativo aos procedimentos de segurança em relação a COVID-19, e aos protocolos a serem adotados em relação às questões vinculadas contexto pandêmico (uso obrigatório da máscara durante todo o processo, autorização de testagem para COVID-19 ao chegar no local da Residência); TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM, VOZ E SOM (ANEXO IV); CARTA DE ANUÊNCIA (ANEXO V) e AUTODECLARAÇÃO (ANEXO VI).
Os arquivos devem ser enviados via e-mail para (iranranina.contato@gmail.com);
-
Ao se inscrever, cada residente receberá um e-mail de confirmação de recebimento da inscrição com todos os anexos acima citados, ao enviar os anexos devidamente preenchidos e assinados estará aceitando integralmente todas as premissas da presente convocatória e anexos;
-
Os residentes pré-selecionades, pelas curadoras da Coletiva Ruidosa Alma, serão entrevistadas em data oportuna a ser acordada posteriormente vía e-mail;
-
A selecionade deverá estar disposta a atuar de maneira colaborativa com as demais residentes e eventuais convidades, uma vez que as trocas de experiências, ideias e experimentações são a base do modo de trabalho da presente Residência;
-
O envio da inscrição significa a aceitação integral deste regulamento.
SELEÇÃO
-
As inscrições serão analisadas por uma Comissão de Seleção composta por 3 (três) integrantes membras da Coletiva Ruidosa Alma e da Artivismo Indigena com Kuawá Kapukaya Apurinã;
-
A Comissão de Seleção levará em conta o Sistema de Equidade; a carta de intenção apresentada pela candidate durante o período de inscrição, bem como a trajetória de cada residente compartilhada durante a entrevista; será avaliada a capacidade de diálogo e/ou desdobramentos da atuação em outros contextos; a interação da residente com as demais participantes e a comunidade local;
-
Os envios dos documentos são obrigatórios e o envio parcial dos mesmos acarretará desclassificação da candidate;
-
As residentes pré-selecionades pelas curadoras da Ruidosa Alma e Artivismo Indigena serão entrevistadas virtualmente, em data oportuna a ser divulgada posteriormente nos canais oficiais da Coletiva;
-
O resultado da seleção será divulgado primeiramente no site da Coletiva Ruidosa Alma: www.ruidosalma.com e nas redes sociais oficiais da Coletiva.
DO APOIO E RESPONSABILIDADES DAS SELECIONADES
-
PRÊMIO - Será concedida a cada residente selecionade o valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) para ajuda de custos e acessibilização a Residência.
-
ALIMENTAÇÃO, TRANSPORTE E HOSPEDAGEM - Ficará a cargo de cada residente;
-
ATELIÊ DE CRIAÇÃO E PROCESSOS (exclusivamente no modelo híbrido) - Os espaços para criação, produção, debate, investigação e pesquisa serão disponibilizados pela Coletiva Ruidosa Alma e a Residência IRANRAN INA a ser divulgado exclusivamente para as selecionades;
-
SIGILO DAS INFORMAÇÕES - As informações entre produção e as residentes selecionadas são de cunho confidencial, não podendo ser parcial ou integralmente divulgadas sem autorização prévia da Coletiva Ruidosa Alma.
-
ATIVIDADES - Em concordância com a curadoria da Coletiva e as diretrizes da convocatória, as atividades propostas deverão ser executadas em sua integralidade, casos específicos serão analisados de maneira específica;
-
MATERIAL - Os materiais de trabalho serão de uso coletivo. Os itens serão disponibilizados, após a decisão conjunta de todas as residentes participantes e análise por parte da curadoria;
-
RISCOS - Ao participar da ação as residentes tornam-se responsáveis e assumem os riscos relativos à participação de atividades presenciais em contextos pandêmicos e suas possíveis consequências.
-
SUPORTE E ORIENTAÇÕES - A Coletiva Ruidosa Alma oferecerá suporte e orientação delineados pelas premissas e objetivos da Residência e acompanharão o processo das selecionadas em regime de imersão;
-
PARTICIPAÇÃO - Cabe as residentes participarem de toda a programação da Residência, bem como estar presente e atuante nas atividades, eventos com instituições e públicos diversos, assim como na montagem da eventual exposição de encerramento;
-
DESCLASSIFICAÇÃO - O descumprimento de qualquer uma das normas podem levar a desclassificação das candidatas a residência.
E na prática, como se dão os objetivos e atividades da residência?
As residentes poderão experimentar a oficina Contra-Narrativas Poéticas proposta por AFROKALIPTIKO, A transperformatividade da dança, seu corpo é também o seu RG e CPF proposta pela Ruya Carlo, Corpo Cênico em Estados de Guerra, pela Sá Biá, O corpo que ocupa, cria e ressignifica proposta por Nay.
A partir do terceiro dia estabeleceremos uma atmosfera ritualística prévia a qualquer atividade de caráter artístico, em TODOS os encontros até o fim da residência. Nesse segundo momento estarão abertos os laboratórios de criação e investigação onde serão desenvolvidas as experimentações cênico-performáticas finais da residência.
Abaixo ficam as sinopses das oficinas.
-
Contra-Narrativas Poéticas - AFROKALIPTIKO
A 'Oficina Contra-Narrativas Poéticas' se baseia em uma provocação à escrita e produção literária subversiva às relações dominantes e os discursos hegemônicos que invisibilizam, oprimem e apagam identidades e subjetividades diversas por meio de uma narrativa universal que ousa falar por todos.
-
O corpo que ocupa, cria e ressignifica - N A Y
Oficina de experimentação e introdução a linguagem teatral, fundamentada na metodologia de Viola Spolin (2007), Augusto Boal (1982), Peter Brook (2011), Ricardo Japiassu (2001) e Tais Ferreira (2012), que tem com o foco ampliar a percepção de si e do outro, do espaço e do corpo que ocupa, cria e ressignifica, através do exercício da imaginação, da improvisação e da investigação das potencialidades do espaço vazio.
-
A transperformatividade da dança: O corpo como identidade - Ruya Carlo
A oficina busca através de exercícios práticos a expansão da consciência corporal e representativa. Uma oficina que nasce dentro do ballet clássico e transmuta-se, nos convidando a conhecer novas possibilidades do Eu-Ruidose, ou, Eu performático. Conhecendo-se, expandindo-se ancorada nas técnicas da Dança Performática proposta pela artiste Ruya Carlo, assim, expurgando o que há de ser lavado e levado.
-
CORPO CÊNICO EM ESTADOS DE GUERRA - Sá Biá
A investigação/cria espaço para composição de quadros cênico-performáticos que evidenciem o “estado de guerra” nos quais estão imersos os corpos dos residentes. O processo de composição se dará baseado nos modos de compor da coletiva Ruisa Alma. Serão investigadas as formações em coro buscando investigar as formações de defesa, ataque, ritos de chegada e saída em cenários de guerra.
O objetivo dessa preparação ritualística é o estabelecimento de um estado corpóreo-sensorial atípico. Que será a gasolina dos experimentos a serem propostos na sequência. A Residência tem como um de seus objetivos centrais uma ou mais mostras experimentais e performáticas das artistes residentes em MOSTRAS VIRTUAIS. Com uma ou mais obras compondo a mostra e sendo necessária o engajamento de TODES as artistes envolvidas.
Teremos atividades ritualísticas e performáticas de cunho experimental, onde os performers e residentes terão oportunidade de mostrar seu trabalho artístico através das redes sociais e plataformas de vídeo, ampliando ainda mais ainda o alcance das obras.